Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PARQUE ESTADUAL SERRA DO INTENDENTE

 UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E SEUS DILEMAS.
POR UM LADO UM MAR DE MARAVILHAS,CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E TODO O SEU ECOSSISTEMA.
  MAS POR UM OUTRO LADO,UM MAR DE PROBLEMAS PARA O ESTADO E MORADORES ENCONTRADOS DENTRO DESTAS.
  O PARQUE ESTADUAL SERRA DO INTENDENTE PODE PASSAR  A ABRANGIR SEUS 60MIL HECTARES,DEVE SE RESSALTAR QUE ATÉ O MONENTO O PARQUE TINHA 13.508 HECTARES,NO QUAL SOMENTE SE TEM 06 FUNCIONARIOS POR PARTE DO IEF E 4 FUNCIONARIOS POR PARTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E TURISMO LOCAL.
   O PARQUE E ADMINISTRADO POR UMA GESTÃO COMPARTILHADA NÃO MUITO BEM ORGANIZADA.
   A PREFIEITURA LOCAL FICOU COM A PARTE DO USO PUBLICO E O IEF COM A PARTE DE FISCALIZAÇÃO E MONITORAMENTO.
SERÁ QUE MORADORES QUE VIVERÃO TODA SUA VIDA NOS ERMOS MAIS REMOTOS DO ESPINHAÇO  DEVEM SER DESAPROPRIADOS PARA A INSTALAÇÃO  DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO?
  UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE PROTEÇÃO INTEGRAL,SOLUÇÃO OU PROBLEMA?

  IMAGINE A SERRA DO ESPINHAÇO SEM SEUS HOSPITALEIROS MORADORES,COM SUAS PROSAS,CAUSOS E CAFÉS NA BEIRA DO FOGAO A LENHA.

         ANTES MESMO DO TURISMO SER UMA RENDA PRA ESSAS COMUNIDADES QUE ABRIGÃO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO JA SE EXISTIA MORADORES QUE CUIDAVAM  DAQUELA  SERRA  COM TODAS AS SUAS FORÇAS,DESAPROPRIA-LOS NÃO  E UMA SOLUÇÃO.


Lucas Henrique Dos Santos(condutor na serra do INTENDENTE)

3 comentários:

  1. É isso mesmo, Lucas!

    Deve-se preservar não só a natureza e suas qualidades próprias do local, mas também as pessoas que sempre viveram, cuidam e amam Tabuleiro.

    Não se pode pensar na natureza sem as pessoas!!!

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo Maíra, não se pode pensar na natureza sem as pessoas. Sem a integração do ser humano. Não há, também, como preservar sem o envolvimento das pessoas atravez da concientização ambiental. E o IEF que deveria incentivar esta verdade, não sei porque mas parece está querendo minar o turismo ecológico da região, criando desculpas para impossibilitar a ida dos turistas na cachoeira. Neste ultimo final de semana tentei ir a cachoeira do Tabuleiro, mas em virtude do tempo nublado (comum na parte da manhã) eles justificaram a proibição da entrada por "risco de chuva". Em pleno mes de agosto, qual seria o risco? Tromba d'água? Pois é, turistas que se deslocaram de várias partes do Brasil sairam frustrados. E o resultado a curto e médio prazo. A quebra da rede hoteleira e o turismo. Mas a grande maioria da população deste povoado está preocupada? Não, estão felizes pois estão empregados na construção da infra-estrutura da mineradora em Conceição do Mato Dentro. Todo dia um ônibus cheio sai de Tabuleiro. Talvez esta política do IEF seria para minimizar a tendencia negativa da opinião pública quanto aos problemas ambientais na região, já que o Ecoturismo é uma grande aliada das questões ambientais.

    ResponderExcluir
  3. CARO CAJU SEU COMENTÁRIO ESTA REPLETO DE INFORMAÇÕES FALSAS,O PARQUE NÃO FECHOU EM AGOSTO E NÃO TEM NENHUM ÔNIBUS DA ANGLO BUSCANDO FUNCIONÁRIOS EM TABULEIRO.
    E NAO POSSO RESPONDER AS SUAS CRITICAS QUANTO AO IEF,MAS O PARQUE VAI MUITO BEM...

    ResponderExcluir

TABULEIROMAIORDEMINAS AGRADEÇE SEU COMENTARIO.